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terça-feira, 29 de maio de 2012

Bimestralização pra quê?


 Repúdio à bimestralização

Repudio a adoção deste documento de bimestralização do currículo mínimo, proposto pela Secretaria de Educação do Estado de Goiás, por se constituir num instrumento de engessamento do processo de construção do planejamento anual dos Professores e Professoras e de limitação da autonomia pedagógica e administrativa das unidades escolares.
O referido documento, que foi enviado às escola no início do ano, após a semana reservada no calendário da rede para o planejamento do ano letivo não acrescenta nem contribui em nada com o trabalho docente, a não ser trazendo o problema citado acima. Além de conter alguns pontos problemáticos.
Entendo então que a oficialização desta bimestralização não contempla nenhuma solução para os problemas mais urgentes que dificultam a efetivação do currículo mínimo, como, por exemplo, a inadequação do material didático (livros) disponibilizado para o aluno. Tais livros não contém certos conteúdos que fazem parte do currículo no que se refere à realidade local (História de Goiás).
Alguns problemas menores podem ser resolvidos pelos próprios trabalhadores no momento da elaboração de seu plano anual.

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