Currículo Referência de História
1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO
1º BIMESTRE
EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM
Compreender que a transmissão do conhecimento não é neutra e que o Ser Humano é o sujeito/agente da História.
Analisar processos histórico-sociais aplicando conhecimentos de várias áreas do saber.
Identificar características e conceitos relacionados às várias temporalidades históricas (periodização da História – divisão tradicional).
Reconhecer a diversidade dos processos históricos e das experiências humanas em seus referidos contextos.
Reconhecer a importância da escrita para o desenvolvimento histórico da humanidade, identificando seus diferentes suportes.
Identificar as diferentes linguagens das fontes históricas, para a compreensão de fenômenos histórico-sociais.
Compreender a relação de gênero no tempo e no espaço: entendendo e distinguindo a ação dos sujeitos históricos, homens, mulheres e crianças, ao longo da história da humanidade.
Identificar a ausência da mulher nas narrativas históricas tradicionais.
Desenvolver atitudes contrárias ao racismo, ao preconceito e qualquer forma de discriminação.
Discutir a construção do outro e suas representações ao longo da história.
Utilizar a leitura, a compreensão e a interpretação de textos diversos para tornar-se um leitor competente e possibilitar o letramento linguístico, literário, social, científico.
Reconhecer a importância de submeter à crítica o conceito de Préhistória, com base na crítica ao viés eurocêntrico e à delimitação pela ausência da escrita.
Estabelecer relações espaciais e temporais, relativas ao surgimento da humanidade e ao povoamento de diferentes espaços geográficos.
Analisar os processos de formação das instituições sociais e políticas, a partir de diferentes formas de regulamentação das sociedades ao longo da história.
Relacionar sociedade e natureza, analisando suas interações na organização das sociedades e suas produções culturais.
EIXOS TEMÁTICOS
O ofício do historiador.
Da origem da humanidade ao surgimento do Estado.
CONTEÚDOS
Historiografia: importância do conhecimento científico.
Pré-história – Períodos Paleolítico e Neolítico.
Pré-História: processo de ocupação da América, do Brasil e de Goiás.
O Oriente Próximo e o surgimento das primeiras cidades.
Egito: Pré-história africana, civilizações antigas no continente africano e suas características históricas; história ptolomaica.
Mesopotâmia.
Hebreus, Fenícios e Persas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário