por um mundo de paz

pensando bem, fabricantes de armas desejam o tempo todo um mundo inseguro. Fabricantes de remédios nos desejam doentes.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Currículo 1º ano I bimestre 2013


Currículo Referência de História 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO 1º BIMESTRE EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM  Compreender que a transmissão do conhecimento não é neutra e que o Ser Humano é o sujeito/agente da História.  Analisar processos histórico-sociais aplicando conhecimentos de várias áreas do saber.  Identificar características e conceitos relacionados às várias temporalidades históricas (periodização da História – divisão tradicional).  Reconhecer a diversidade dos processos históricos e das experiências humanas em seus referidos contextos.  Reconhecer a importância da escrita para o desenvolvimento histórico da humanidade, identificando seus diferentes suportes.  Identificar as diferentes linguagens das fontes históricas, para a compreensão de fenômenos histórico-sociais.  Compreender a relação de gênero no tempo e no espaço: entendendo e distinguindo a ação dos sujeitos históricos, homens, mulheres e crianças, ao longo da história da humanidade.  Identificar a ausência da mulher nas narrativas históricas tradicionais.  Desenvolver atitudes contrárias ao racismo, ao preconceito e qualquer forma de discriminação.  Discutir a construção do outro e suas representações ao longo da história.  Utilizar a leitura, a compreensão e a interpretação de textos diversos para tornar-se um leitor competente e possibilitar o letramento linguístico, literário, social, científico.  Reconhecer a importância de submeter à crítica o conceito de Préhistória, com base na crítica ao viés eurocêntrico e à delimitação pela ausência da escrita.  Estabelecer relações espaciais e temporais, relativas ao surgimento da humanidade e ao povoamento de diferentes espaços geográficos.  Analisar os processos de formação das instituições sociais e políticas, a partir de diferentes formas de regulamentação das sociedades ao longo da história.  Relacionar sociedade e natureza, analisando suas interações na organização das sociedades e suas produções culturais. EIXOS TEMÁTICOS O ofício do historiador. Da origem da humanidade ao surgimento do Estado. CONTEÚDOS  Historiografia: importância do conhecimento científico.  Pré-história – Períodos Paleolítico e Neolítico.  Pré-História: processo de ocupação da América, do Brasil e de Goiás.  O Oriente Próximo e o surgimento das primeiras cidades.  Egito: Pré-história africana, civilizações antigas no continente africano e suas características históricas; história ptolomaica.  Mesopotâmia.  Hebreus, Fenícios e Persas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário