Espaço criado para eu compartilhar com amigos, conhecidos, alunos, colegas e público em geral minhas ideias e minhas reflexões.
por um mundo de paz
pensando bem, fabricantes de armas desejam o tempo todo um mundo inseguro. Fabricantes de remédios nos desejam doentes.
quinta-feira, 24 de janeiro de 2013
A escola entre quatro paredes
ESCOLA ENTRE QUATRO PAREDES PRA QUÊ?
Escola entre quatro paredes. O que é? Quem inventou? Quando? Pra que serve?
Numa sociedade onde as formas de se conseguir o necessário para a satisfação das necessidades vitais de seus componentes, essas formas podem ser aprendidas em poucas lições e em pouco tempo, a aprendizagem é feita no dia a dia, no contato das crianças e jovens com os adultos e pessoas mais velhas daquela sociedade, de maneira natural.
É o caso das sociedades rurais. Quem vive na roça, por exemplo, aprende sobre os afazeres diários no próprio contato com esses afazeres, seguindo as instruções daqueles que já sabem. Vai aprendendo enquanto observa as outras pessoas fazendo e também vai aprendendo na própria lida diária. Isso acontece tanto dentro quanto fora das suas casas, no trato com a terra e com os animais.
Aprende-se a manusear ferramentas e toda tecnologia necessária para todo tipo de trabalho daquele lugar. Aprende-se a observar os sinais da natureza, da terra, dos animais etc.
Essa é a escola de quem vive no campo, nas florestas, na beira dos rios e dos mares, em sítios, chácaras, fazendas, aldeias etc. Nessa escola se aprende de tudo que é preciso para se viver ali.
Existe um tipo de sociedade onde a aprendizagem das formas de se conseguir o necessário para a satisfação das necessidades vitais de seus componentes precisa de muitas lições e muito tempo. É preciso alterar a rotina do dia a dia para se aprender algumas coisas que essa sociedade considera importante com pessoas que se especializam no ensino dessas coisas (professores).
É o caso das sociedades urbanas. Quem vive na cidade, por exemplo, aprende certas coisas seguindo instruções desses que se especializaram em ensinar essas coisas. Nas sociedades urbanas existe muita coisa para se aprender e foram desenvolvidos muitos métodos para se ensinar essas coisas, e entre esses métodos incluem-se a observação, a audição de explicações, o contato com certos dispositivos específicos etc.
Quem mora numa cidade, pequena ou grande, pode aprender muita coisa da mesma maneira como se aprende no campo. Mas muita coisa não. É pra isso que existe a escola entre quatro paredes. Essa escola foi criada para suprir essa necessidade de quem mora num ambiente urbano. A principal necessidade de quem mora nesta selva de pedra é a leitura. Mas não qualquer leitura. Um tipo de leitura que foi criada para se tentar fazer separação entre as pessoas. Um tipo de leitura que foi criada para se tentar criar privilégios, discriminar as pessoas, segregar e, principalmente, para fazer com que umas fossem dominadas por outras.
Quem não quiser a escola entre quatro paredes que vá para o campo, para o meio do mato. É o único lugar onde pode-se dispensar a escola entre quatro paredes. Na cidade, não.
Assinar:
Postagens (Atom)